Automundo
Fotos do
Chevrolet Meriva Easytronic: Divulgação – Data: 13/11/2207 – A menção
dos créditos é obrigatória
Jeito fácil de ser chique
General Motors cria versão Premium Easytronic da Meriva, com câmbio
automatizado
por Fernando
Miragaya
Auto Press
A General Motors quer dar um ar mais requintado à Meriva.
Afinal, a montadora equipou as linhas Chevrolet Corsa, Corsa sedã e Montana
com motor 1.4 Econo.Flex para ter preços mais competitivos. Mas com o
monovolume compacto a estratégia é inversa. A minivan, feita sobre a mesma
plataforma dos compactos, acaba de ganhar uma versão top, chamada Premium
Easytronic, agora a mais cara da linha: R$ 54.314. O grande diferencial da
configuração é o câmbio robotizado, que difere um pouco de uma transmissão
automática convencional. Com a Premium Easytronic, a Meriva ganha fôlego
para brigar com outros dois modelos compactos “familiares” com
câmbios automáticos: o Peugeot 206 SW Feline Automatic e o Honda Fit EX 1.5
CVT.
O câmbio, chamado pela GM de MTA – Manual Transmission
Automatized – foi idealizado em 2000 pela Opel, subsidiária alemã da
montadora ianque. Já equipava a linha Meriva na Argentina desde o primeiro
semestre e só agora chega ao Brasil. O MTA automatiza o acionamento da
embreagem e a troca das marchas, mas preserva as engrenagens comuns dos
câmbios manuais convencionais. O sistema conta ainda com o dispositivo
kickdown, que reduz uma marcha quando se pisa até o fundo do acelerador
A transmissão de cinco velocidades oferece dois tipos de
condução. Ao posicionar a alavanca para a esquerda, na posição “A”,
o modelo funciona como um automático convencional em modo “Drive”.
Já na posição central “M”, o motorista faz as mudanças no modo
manual seqüencial – para a frente aumenta as marchas, para trás reduz. Além
das posições Neutra – ou ponto morto, onde o câmbio deve estar para que o
carro possa ser ligado – e Ré, que ficam à direita, o sistema é
complementado pelo botão “S”. Ele aciona o modo “Sport”,
onde as marchas do modo automático são mudadas em rotações mais elevadas.
Esse câmbio automatizado da Meriva Easytronic trabalha em
conjunto com o já conhecido motor 1.8 litro Flexpower. O propulsor gera 114
cv somente com álcool no tanque a 5.600 rpm, enquanto com gasolina a
potência é de 112 cv na mesma faixa de rotações. O torque máximo é de 17,7
kgfm a 2.800 giros, tanto com o combustível vegetal quanto com o fóssil.
Segundo a General Motors, com esta transmissão, o monovolume faz de zero a
100 km/h em 12,4 segundos – com álcool – e 12,5 s – com gasolina. No modelo
manual, a velocidade final é a mesma, mas o zero a 100 km/h é obtido em
respectivos 11,2 s e 11,4 segundos.
A GM já trata de alardear que a transmissão automatizada da
M
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