Radar
por Augusto Paladino
Fotos do Peugeot
908 HDi FAP, do Jaguar CX-F Concept, do quadriciclo utilitário GV 300 cc
4X4, do Renault Mégane Coupé Cabriolet e do caminhão Volvo FH Série 80
Anos: Divulgação – Data: 13/11/2007 – A menção dos créditos é
obrigatória
Bons de briga – Os dois protótipos Peugeot 908 HDi FAP, da equipe
Peugeot Total, venceram as Mil Milhas Brasil, no Autódromo de Interlagos, em
São Paulo, e sagraram-se campeões da temporada 2007 da Le Mans Series. Mas
para a marca francesa, o título valeu mesmo como vitrine para o sofisticado
motor diesel 5.5 litros V8, de 700 cv e 120 kgfm. Na prova de resistência,
os protótipos mostraram a força da motorização, que também vai ajudar a
impulsionar as vendas da montadora no Brasil. Nas palavras de Laurent Taste,
novo presidente da Peugeot do Brasil: "O Brasil é um país
comercialmente estratégico. Vamos ampliar o número de revendas em 2008 e
investir US$ 500 milhões. Nossa estratégia será mais agressiva".
O melhor desenho – A revista japonesa "Car Styling" apontou o
Jaguar CX-F como o conceito mais bonito de 2007. O modelo eleito na
premiação "Concept Car of The Year" foi exibido pela primeira vez em
janeiro, no Salão de Detroit, nos Estados Unidos. De lá para cá, o protótipo
da marca britânica ganhou linhas ligeiramente modificadas em Frankfurt,
quando a Jaguar apresentou o XF, sedã que vai suceder o S-Type em março de
2008 com quatro motorizações diferentes, entre elas um V8 4.2 litros a
gasolina de 420 cv de potência.
De quatro – A MM Importadora, que detém o controle das marcas MBW
Motors e Garanhão Veículos, lança no Brasil o quadriciclo utilitário GV
300cc 4X4, desta última, como novidade da linha 2008. O novo modelo é
equipado com motor de 20 cv refrigerado a água, câmbio automático CVT –
continuamente variável –, freios a discos ventilados e tração com opção 4X2,
4X4 e reduzida. O preço começa em R$ 21.380 e a lista de opcionais reúne
itens como diferencial autoblocante, bagageiros dianteiro e traseiro, painel
digital, guincho elétrico e carreta com caçamba basculante.
Foco no prestígio – A Renault confirma para fevereiro as estréias da
versão Coupé-Cabriolet do médio Mégane e do monovolume médio Grand Scénic.
Ambos os modelos são fabricados na planta da marca em Douai, na França. Com
teto de vidro escamoteável, o Mégane CC começou a ser vendido em versão
única na Argentina esta semana, por 122 mil pesos – em torno de R$ 79 mil.
Já a Grand Scénic, com sete lugares e câmbio automático de quatro
velocidades, chega depois. Lá fora, a versão da minivan que vem para cá, com
motor 2.0 16V de 138 cv, custa o equivalente a R$ 67 mil. O preço aqui,
porém, deve partir acima dos R$ 90 mil. A Grand Scénic vai chegar, porém,
com "data de validade" curta, já que uma nova geração do
monovolume acaba de ter as fotos reveladas por sites europeus e vai ser
apresentada por lá no ano que vem.
Série pesada – As séries especiais não são exclusivas do universo dos
automóveis. A Volvo, por exemplo, fez uma edição em cima da linha FH para
comemorar os 80 anos da fabricante de caminhões no Brasil. A série, limitada
a 93 unidades, usa eixos 4X2, 6X2 e 6X4, cabine Globettroter, caixas de
câmbio eletrônicas I-Shift e motores de 440 cv, 480 cv e 550 cv. Além disso,
o modelo traz freios com ABS e EBD, controles de estabilidade e de cruzeiro,
airbags, bancos com revestimento diferenciado e regulagens elétrica com
memórias.
Carioquice explícita – A PSA Peugeot Citroën está disposta a
reafirmar sua porção brasileira. Ou melhor, fluminense. É que, além de
inaugurar a nova sede na Zona Sul do Rio de Janeiro, a holding francesa
estréia sua primeira campanha publicitária institucional desde sua chegada
ao Brasil, em 2001. Chamada de "Rio no Coração", a campanha inclui
publicidade em mídia impressa, outdoors e mobiliário urbano e tenta associar
as belezas da Cidade Maravilhosa com os designs dos modelos feitos em Porto
Real, no Sul Fluminense: Citroën Xsara Picasso e C3 e Peugeot 206 e 206 SW.
Álcool no "top" – Assim como fez no fim de 2006 com o
sedã médio Civic e com a versão de entrada do hatch Fit, a Honda vai lançar
em breve o Fit na versão top EX com motorização flexfuel. O propulsor 1.5
16V está em processo de adaptação na unidade de Sumaré, São Paulo, para
poder rodar com gasolina e álcool. A engenharia da Honda, porém, não deve
alterar a potência e torque do motor 1.5 – 105 cv a 5.800 rpm e 14,2 kgfm
aos 4.800 giros – como ocorreu com os propulsores 1.4 do Fit e 1.8 do Civic.
Tecnologias verdes – A Bosch, fabricante de autopeças e sistemas
eletrônicos, vai expor no Congresso SAE 2007, entre os dias 28 e 30 deste
mês, as tecnologias DG Flex e Common Rail, dois dos sistemas mais avançados
da marca para motores a diesel. O DG Flex permite que caminhões e ônibus
usem diesel e GNV, combinação que, de acordo com a fabricante, reduz em até
75% o nível de emissão de material particulado. Já o Common Rail permite
injeção de diesel em alta pressão no motor, o que promete melhorar a
eficiência da combustão e reduz o volume de ruídos e gases poluentes.
Reflexos positivos – O bom momento da indústria automobilística gera
reflexos além das montadoras. A fabricante de componentes automotivos
Delphi, por exemplo, acaba de expandir sua planta em Espírito Santo do
Pinhal, no interior paulista. A unidade, que fabrica chicotes elétricos para
automóveis, recebeu investimento de US$ 40 milhões e gerou 800 novos
empregos diretos. Além da expansão da área física da unidade, a quantia
inclui a compra de novos equipamentos e treinamento de mão-de-obra. Com a
ampliação, a unidade agora pode ocupar 1.850 trabalhadores.
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