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por Augusto Paladino
 

Fotos do Peugeot 908 HDi FAP, do Jaguar CX-F Concept, do quadriciclo utilitário GV 300 cc 4X4, do Renault Mégane Coupé Cabriolet e do caminhão Volvo FH Série 80 Anos: Divulgação – Data: 13/11/2007 – A menção dos créditos é obrigatória
 

 
Bons de briga – Os dois protótipos Peugeot 908 HDi FAP, da equipe Peugeot Total, venceram as Mil Milhas Brasil, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e sagraram-se campeões da temporada 2007 da Le Mans Series. Mas para a marca francesa, o título valeu mesmo como vitrine para o sofisticado motor diesel 5.5 litros V8, de 700 cv e 120 kgfm. Na prova de resistência, os protótipos mostraram a força da motorização, que também vai ajudar a impulsionar as vendas da montadora no Brasil. Nas palavras de Laurent Taste, novo presidente da Peugeot do Brasil: "O Brasil é um país comercialmente estratégico. Vamos ampliar o número de revendas em 2008 e investir US$ 500 milhões. Nossa estratégia será mais agressiva".
 
O melhor desenho – A revista japonesa "Car Styling" apontou o Jaguar CX-F como o conceito mais bonito de 2007. O modelo eleito na premiação "Concept Car of The Year" foi exibido pela primeira vez em janeiro, no Salão de Detroit, nos Estados Unidos. De lá para cá, o protótipo da marca britânica ganhou linhas ligeiramente modificadas em Frankfurt, quando a Jaguar apresentou o XF, sedã que vai suceder o S-Type em março de 2008 com quatro motorizações diferentes, entre elas um V8 4.2 litros a gasolina de 420 cv de potência.
 

 


De quatro – A MM Importadora, que detém o controle das marcas MBW Motors e Garanhão Veículos, lança no Brasil o quadriciclo utilitário GV 300cc 4X4, desta última, como novidade da linha 2008. O novo modelo é equipado com motor de 20 cv refrigerado a água, câmbio automático CVT – continuamente variável –, freios a discos ventilados e tração com opção 4X2, 4X4 e reduzida. O preço começa em R$ 21.380 e a lista de opcionais reúne itens como diferencial autoblocante, bagageiros dianteiro e traseiro, painel digital, guincho elétrico e carreta com caçamba basculante.
 
 

 

Foco no prestígio – A Renault confirma para fevereiro as estréias da versão Coupé-Cabriolet do médio Mégane e do monovolume médio Grand Scénic. Ambos os modelos são fabricados na planta da marca em Douai, na França. Com teto de vidro escamoteável, o Mégane CC começou a ser vendido em versão única na Argentina esta semana, por 122 mil pesos – em torno de R$ 79 mil. Já a Grand Scénic, com sete lugares e câmbio automático de quatro velocidades, chega depois. Lá fora, a versão da minivan que vem para cá, com motor 2.0 16V de 138 cv, custa o equivalente a R$ 67 mil. O preço aqui, porém, deve partir acima dos R$ 90 mil. A Grand Scénic vai chegar, porém, com "data de validade" curta, já que uma nova geração do monovolume acaba de ter as fotos reveladas por sites europeus e vai ser apresentada por lá no ano que vem.
 
Série pesada – As séries especiais não são exclusivas do universo dos automóveis. A Volvo, por exemplo, fez uma edição em cima da linha FH para comemorar os 80 anos da fabricante de caminhões no Brasil. A série, limitada a 93 unidades, usa eixos 4X2, 6X2 e 6X4, cabine Globettroter, caixas de câmbio eletrônicas I-Shift e motores de 440 cv, 480 cv e 550 cv. Além disso, o modelo traz freios com ABS e EBD, controles de estabilidade e de cruzeiro, airbags, bancos com revestimento diferenciado e regulagens elétrica com memórias.
 

 


Carioquice explícita – A PSA Peugeot Citroën está disposta a reafirmar sua porção brasileira. Ou melhor, fluminense. É que, além de inaugurar a nova sede na Zona Sul do Rio de Janeiro, a holding francesa estréia sua primeira campanha publicitária institucional desde sua chegada ao Brasil, em 2001. Chamada de "Rio no Coração", a campanha inclui publicidade em mídia impressa, outdoors e mobiliário urbano e tenta associar as belezas da Cidade Maravilhosa com os designs dos modelos feitos em Porto Real, no Sul Fluminense: Citroën Xsara Picasso e C3 e Peugeot 206 e 206 SW.
 
Álcool no "top" – Assim como fez no fim de 2006 com o sedã médio Civic e com a versão de entrada do hatch Fit, a Honda vai lançar em breve o Fit na versão top EX com motorização flexfuel. O propulsor 1.5 16V está em processo de adaptação na unidade de Sumaré, São Paulo, para poder rodar com gasolina e álcool. A engenharia da Honda, porém, não deve alterar a potência e torque do motor 1.5 – 105 cv a 5.800 rpm e 14,2 kgfm aos 4.800 giros – como ocorreu com os propulsores 1.4 do Fit e 1.8 do Civic.
 
Tecnologias verdes – A Bosch, fabricante de autopeças e sistemas eletrônicos, vai expor no Congresso SAE 2007, entre os dias 28 e 30 deste mês, as tecnologias DG Flex e Common Rail, dois dos sistemas mais avançados da marca para motores a diesel. O DG Flex permite que caminhões e ônibus usem diesel e GNV, combinação que, de acordo com a fabricante, reduz em até 75% o nível de emissão de material particulado. Já o Common Rail permite injeção de diesel em alta pressão no motor, o que promete melhorar a eficiência da combustão e reduz o volume de ruídos e gases poluentes.
 
Reflexos positivos – O bom momento da indústria automobilística gera reflexos além das montadoras. A fabricante de componentes automotivos Delphi, por exemplo, acaba de expandir sua planta em Espírito Santo do Pinhal, no interior paulista. A unidade, que fabrica chicotes elétricos para automóveis, recebeu investimento de US$ 40 milhões e gerou 800 novos empregos diretos. Além da expansão da área física da unidade, a quantia inclui a compra de novos equipamentos e treinamento de mão-de-obra. Com a ampliação, a unidade agora pode ocupar 1.850 trabalhadores.

 

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